Este livro é leitura necessária não somente para pesquisadores, mas principalmente para estudantes universitários, docentes e gestores escolares e de políticas educacionais, preocupados com a construção de uma escola de qualidade. À primeira vista, nos induz a tomá-lo por obra que, ao invés de perseguir soluções estruturais para a problemática da educação no país, acaba por legitimar a lógica estabelecida, visando, inclusive, sua depuração. Todavia, uma leitura mais atenta, pode permitir que seja entendido como trabalho distante de perspectivas necessariamente adequacionistas e privatistas, pois realiza suas análises com vistas ao desencadeamento de meta-processos de intervenção na relação escola-comunidade. Seu mérito decorre, ainda, em tentar exprimir a dimensão contraditória que marca o movimento da realidade-alvo, revelando-nos importantes pistas para ações transformadoras na realidade educacional, a par das oportunidades que oferece para a revisão de alguns mitos que se construíram em torno, quer da participação do empresariado na educação, quer do trabalho voluntariado nas escolas. Creio, por isto, tratar-se de obra polêmica, expressão das controvérsias que igualmente marcam a própria realidade sobre a qual se debruçou.