O projeto entende que o trabalho ideal com a disciplina de Língua Portuguesa deve integrar o ensino e a aprendizagem de leitura e literatura com a análise da língua e a produção de texto, tendo sempre como ponto de partida o estudo do gênero. Os principais destaques do Projeto Voaz Língua Portuguesa são: 1. a abordagem contextualizada da Gramática, em consonância com ensino de Leitura e Produção textual; 2. sequência didática completa em todos os capítulos, com eixos de ensino muito bem articulados. A produção escrita é trabalhada com base no estudo de gêneros textuais, com atividades que orientam a construção da textualidade de acordo com o contexto de produção e o gênero proposto (coesão e coerência, seleção lexical, recursos morfossintáticos). A reflexão sobre a língua é feita com base no contexto de uso, e as atividades promovem reflexão sobre a natureza e o funcionamento da linguagem e, em especial, sobre a língua portuguesa e sua gramática. As atividades trazem seleção de objetos de ensino pertinentes para o nível de ensino em questão. A análise literária é encaminhada por meio dos textos fundamentais em língua portuguesa, com abordagens teórico-críticas contemporâneas. Em todo o projeto, as atividades de interpretação e compreensão exploram a estrutura do texto, os elementos que compõem o gênero estudado e as informações explícitas e implícitas; além disso, orientam quanto aos modos de ler o texto, com questões que levam o aluno a desenvolver postura crítica.