Através de estudos de casos, que relatam fatos reais, este livro mostra como evoluiu no Brasil o processo de planejamento estratégico e de implantação de administração estratégica. Utilizando dados de conjuntura, pode-se mostrar como a empresa precisa adaptar-se permanentemente a um meio ambiente que, no mundo globalizado em geral e no Brasil em particular, tem como único fenômeno permanente a mudança. Para auxiliar a compreensão dos fenômenos e conceitos envolvidos, foram escritos dois capítulos. O primeiro analisa a evolução do pensamento estratégico dos dirigentes das empresas. Ele reporta-se à forma pela qual os conceitos vão sendo incorporados ao elenco de conhecimentos dos dirigentes, com base na premissa de que aprender é saber usar e não se usa sem aprender. O outro descreve as mudanças ambientais e comportamentais ocorridas no Brasil nas décadas de 70 e 90, na pressuposição de que administração e administração estratégica são práxis e modificam-se com as circunstâncias e, portanto, no espaço e no tempo. Como a administração é uma práxis, na qual se procura a melhor prática (best practice dos americanos) que varia com as circunstâncias existentes e os recursos disponíveis, a obra é adequada para servir de base para cursos em que se procure ensinar como administração e estratégia têm sido e devem ser praticadas no Brasil.