Este livro apresenta de um ponto de vista diacrônico uma descrição bastante instigante do que vem mudando no português do Brasil. O conjunto dos textos aqui reunidos, frutos de pesquisas aprofundadas sobre diversos aspectos de nossa língua, mostra que o que ocorre não é um processo de "deterioração da gramática" como muitos pensam, mas uma reorganização interna coerente. A consciência dessas mudanças, que são sistemáticas, é necessária para entender por que os estudantes escrevem como escrevem e por que a língua dos textos escolares, para as camadas que vêm de pais iletrados, pode parecer tão estranha quanto a de um texto do século XVIII. Com base na herança intelectual do grande linguista Fernando Tarallo, esta obra explicita essas mudanças a partir de exemplos retirados de usos reais de verbos, pronomes, objetos e outros pontos de nossa língua.Este livro apresenta de um ponto de vista diacrônico uma descrição bastante instigante do que vem mudando no português do Brasil. O conjunto dos textos aqui reunidos, frutos de pesquisas aprofundadas sobre diversos aspectos de nossa língua, mostra que o que ocorre não é um processo de “deterioração da gramática” como muitos pensam, mas uma reorganização interna coerente. A consciência dessas mudanças, que são sistemáticas, é necessária para entender por que os estudantes escrevem como escrevem e por que a língua dos textos escolares, para as camadas que vêm de pais iletrados, pode parecer tão estranha quanto a de um texto do século XVIII. Com base na herança intelectual do grande linguista Fernando Tarallo, esta obra explicita essas mudanças a partir de exemplos retirados de usos reais de verbos, pronomes, objetos e outros pontos de nossa língua.