David Hume (1711-1776) teve toda sua educação dirigida para a advocacia. Suas inclinações, no entanto, o desviaram da carreira jurídica no fundo, achava o direito "nauseante". Esse conflito levou-o a um colapso mental, o que talvez o tenha inspirado a se tornar professor do louco Marquês de Anandale. Este livro apresenta esse filósofo, o primeiro a admitir-se ateu e o único cujas idéias permanecem plausíveis até hoje. Este livro apresenta David Hume (1711-1776) , o primeiro a admitir-se ateu e o único cujas idéias permanecem plausíveis até hoje. O empirismo cético de Hume procede da filosofia de Berkeley e Locke. Como eles, Hume também critica o conceito de substância. Mas enquanto Berkeley criticava apenas a substância material , Hume ataca também a espiritual. Ele avança sobre a teoria de Berkeley. Refuta o conceito de alma de Descartes. O Eu de Hume não é simples e fixo, mas um feixe de sensações, de conteúdos da consciência, que estão em fluxo constante e se sucedem rapidamente. A consciência trabalha com uma soma de instantes. O eu só funciona quando temos um ato de presença, de acordo com esse feixe. Quando se morre, o eu se anula.Este livro apresenta David Hume (1711-1776) , o primeiro a admitir-se ateu e o único cujas idéias permanecem plausíveis até hoje. O empirismo cético de Hume procede da filosofia de Berkeley e Locke. Como eles, Hume também critica o conceito de substância. Mas enquanto Berkeley criticava apenas a substância material , Hume ataca também a espiritual. Ele avança sobre a teoria de Berkeley. Refuta o conceito de alma de Descartes. O Eu de Hume não é simples e fixo, mas um feixe de sensações, de conteúdos da consciência, que estão em fluxo constante e se sucedem rapidamente. A consciência trabalha com uma soma de instantes. O eu só funciona quando temos um ato de presença, de acordo com esse feixe. Quando se morre, o eu se anula.