A coletânea intitulada Educação e Movimentos Sociais: novos olhares, no contexto de descrença das forças políticas e organizativas da sociedade civil emerge, da necessidade de compreender e analisar os movimentos sociais em suas relações teóricas e práticas, como interlocutores da construção de uma nova cultura que vem se constituindo na relação educação e sociedade. O debate da temática impulsiona a reflexão acerca das contradições sociais e das alternativas que estão sendo formuladas e efetivadas em espaços instituídos e não instituídos do campo e da cidade, e que afirmam tensões, hegemonias e emancipações na perspectiva de uma educação voltada para o popular, a participação, a democracia e os movimentos que constroem uma sociabilidade alternativa. É uma obra que vai marcar a época por reunir pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, que buscam relacionar teoria e prática, que expressam o compromisso com o tempo presente, sem perder a dimensão histórica dos sujeitos. É uma obra de referência teórica a todos os pedagogos e especialistas em Educação, assim como a aqueles que se preocupam com a qualidade do ensino e acreditam que a Educação está inserida em contextos históricos permeados por políticas gerenciadas por um Estado liberal. De forma que esta publicação interessa aos diversos educadores brasileiros, que se debruçam sobre as práticas educativas em suas dimensões sociais, políticas e pedagógicas, como, a estudiosos e militantes que vivificam os movimentos sociais e ressaltam suas práticas educativas e sociais.