Esta obra analisa os conteúdos publicados na revista carioca Fon-Fon! (1907-1958) veiculados nas décadas iniciais do século XX. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, vinculada à área da História da Educação, que buscou analisar os conteúdos voltados para a formação das mulheres da elite, público ao qual a revista era destinada. Compreende-se que as revistas femininas dentre elas, a Fon-Fon! devem ser consideradas artefatos pedagógicos, uma vez que transmitem valores e ensinamentos, moldando identidades de seu público leitor, alterando a maneira pela qual os indivíduos enxergam a si mesmos e o mundo que os cerca. A análise permitiu concluir que a revista Fon-Fon! atuou, de maneira significativa, na educação das mulheres, tanto no que diz respeito aos comportamentos, como em relação à sua subjetividade. Recheada de conteúdos de humor, fotografias, caricaturas e diversas colunas sobre o universo feminino, a revista ensinava às mulheres da elite as maneiras de melhor desempenharem os papéis sociais de mãe, esposa e dona de casa, tornando-as aptas para a reprodução do ideal de família burguesa e, ainda, servindo como modelo a ser seguido pelas mulheres pobres.