Flávio Berutti e Adhemar Marques, em Ensinar a Aprender História, apresentam de forma leve e sintética um estudo complexo e denso de pontos cruciais para o ensino e a pesquisa em História. Tendo como referência os parâmetros curriculares dos anos finais do Ensino Fundamental, esta obra traz estudos sobre as relações e compromissos da História com o passado e com o presente; estudos diacrônicos comparativos das diferentes definições de História, de sujeito histórico, de fonte (vestígio), dentre outros. Estes, ao lado de capítulos mais direcionados a questões didáticas (definição de parâmetros para a escolha do livro didático e para a elaboração de avaliações; relações entre a História e a Literatura e entre a História e o Cinema), fazem de Ensinar a Aprender História um livro básico para professores estudiosos e conscientes de seu papel na formação de cidadãos críticos e autônomos intelectualmente. Por outro lado, a presença de questões essenciais, como a problematização da periodização tradicional da História, permitem que esta obra seja relevante também para profissionais e estudantes de outras áreas e de outros níveis escolares que se interessem em complementar suas reflexões.