Pressupostos da qualidade total, da competitividade, da eficiência e eficácia são importados do sistema econômico para o sistema educativo configurando o que alguns autores têm vindo a designar de mecanismos de um quase-mercado, porquanto a maior consequência dessas mudanças foi a diminuição das fronteiras entre o setor público e o privado. Por meio da implantação de sistemas de indicadores nacionais e internacionais de responsabilização e prestação de contas (accountability), desenvolvidos em perspectiva comparada, o Estado-avaliador passa a controlar a gestão dos sistemas de ensino, o funcionamento das escolas e o trabalho dos professores orientando o delineamento de certas prioridades e certos padrões de qualidade. Diante deste contexto a presente obra tem como objetivo refletir sobre o papel do Estado no contexto das políticas públicas para a educação a partir de diferentes abordagens, pontos de vista e realidades. Os textos apresentados na modalidade coletânea estão dispostos em dois grandes eixos de discussão, os quais sintetizam as opções teórico-metodológicas dos autores no entrelaçamento das relações entre Estado, políticas públicas e educação: Estado e Políticas de Avaliação / Políticas Publicas e Educação.