Não é recente a preocupação dos gestores da área de saúde que prezam a modernização, em contar com profissionais preparados para o desempenho eficiente de determinada função. Nos últimos anos, as organizações estão cada vez mais conscientes de que seu sucesso será determinado pelo conhecimento, habilidade, atitudes, talentos e experiências de seu capital humano. E dessa forma, passaram a atribuir maior relevância à gestão estratégica de recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências profissionais. A área de saúde necessita adequar seu capital humano e identificar as principais semelhanças e diferenças para responder ao desafio da era de informatização globalizada e do pungente avanço da tecnologia. A Gestão das organizações de saúde exige mudanças. Para tanto, é importante que haja aquisições de novas ferramentas que auxiliem na aplicação prática da gestão por competências, bem como ações no sentido de preparar as pessoas que ajudarão a atingir os resultados, identificando as competências que irão garantir a manutenção do sucesso no presente e no futuro dos profissionais de saúde. Os autores deste livro apresentam uma ferramenta e sugestão de modelo para a gestão por competência para a área de saúde. Trata-se de desenvolver competências e não apenas gerenciá-las.