Bartolomeu Campos de Queirós, uma das mais importantes vozes da produção cultural para crianças e jovens da atualidade, nesta História em 3 Atos o ato do gato; o ato do pato; o ato do rato cria uma maneira alegre, dinâmica e lúdica de brincar com as palavras. No primeiro ato o gato vê o pato,/ tem um susto,/ cai o G./ o pato vê o gato,/ tem um susto,/ perde o P/ O P se esconde no pé do pato./ O G se esconde na garra do gato./ O gato que é ato procura o G./ O pato que é ato procura o P. (...) No segundo ato o gato vira pato. Surgem, assim, durante a leitura, novas possibilidades linguísticas com o acréscimo ou eliminação de uma letra. O gato come o R do rato e vira grato. O rato sem R vira ato. A criança é levada a interagir com o texto e a descobrir o prazer estético das palavras.Bartolomeu Campos de Queirós, uma das mais importantes vozes da produção cultural para crianças e jovens da atualidade, nesta História em 3 Atos - o ato do gato; o ato do pato; o ato do rato - cria uma maneira alegre, dinâmica e lúdica de brincar com as palavras. No primeiro ato o gato vê o pato,/ tem um susto,/ cai o G./ o pato vê o gato,/ tem um susto,/ perde o P/ O P se esconde no pé do pato./ O G se esconde na garra do gato./ O gato que é ato procura o G./ O pato que é ato procura o P. (...) No segundo ato o gato vira pato. Surgem, assim, durante a leitura, novas possibilidades linguísticas com o acréscimo ou eliminação de uma letra. O gato come o R do rato e vira grato. O rato sem R vira ato. A criança é levada a interagir com o texto e a descobrir o prazer estético das palavras.