Este livro é um convite às leitoras e aos leitores para entrarem nos Territórios da Educação do Campo [...]. Em nosso caminhar, adentramos os campos dos desafios e plantamos resistências, persistências, esperanças e superações. No movimento do caminhar e plantar, enfrentamos as intempéries do desacorçoo e os fortes ataques dos velhos e dos novos gigantes para nos expropriar dos campos dos desafios. [...] Depois de ler este livro, o campo dos desafios estará um pouco revelado. Estamos mais preparados para trabalhar na semeadura da esperança e da resistência. Vamos geografando, fazendo história, criando pedagogias. Bernardo Mançano Fernandes Embora saibamos que são enormes os desafios a serem enfrentados na perspectiva de superação do modelo imposto pelo agronegócio e pela hegemonia do capital, não podemos deixar de reconhecer os avanços conquistados pela construção dos paradigmas e das práticas de Educação do Campo, que, mesmo com enormes dificuldades, [...] tem conseguido semear novos territórios, territórios de esperança. Mônica Castagna Molina