A pretensão de Pedalar: uma experiência educativa sobre duas rodas é contar histórias singulares sobre pessoas e bicicletas para além do concreto urbanístico. Ouvi-las, descobri-las, colecioná-las, tecendo outro olhar sobre a bicicleta. O livro discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência e expressão, vendo a educação como acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas costurados pelos referenciais teóricos que foram escolhidos, bem como pelos múltiplos encontros pedalísticos durante a pesquisa de mestrado. Reflete também sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas seres pedalantes - como corpos pedalantes nessa relação bicicleta-mundo. Como isso as(os) afeta? Que experiências são produzidas nessa relação, nesse encontro? É um estudo que atravessa esses corpos híbridos para além do simples ato de pedalar, potencializando narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook Seres Pedalantes, elaborada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar outras histórias e olhares sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida e criada no fazer cotidiano da pesquisa. Por meio do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas em relação à cidade. Pensá-la como mudança cotidiana acontecendo por meio do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos que pedalam, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas, abrindo brechas para refletir os acontecimentos cotidianos. O movimento dos pedais e as engrenagens rodando na bicicleta, no ato de pedalar, podem ser proporcionais ao movimento almejado na cidade. Um lugar que permita deslocamentos mais sensíveis, lentos e intensos. Esse encontro, permeado de afetos e aprendizagens, modifica ambientes [...]