O sentir precede o pensar. Primeiro, vivenciamos, sentimos e, depois, simbolizamos em nosso pensamento. O equilíbrio entre o racional e o emocional é importante para uma aprendizagem significativa e é essencial para uma vida feliz. Somos dotados de sensibilidade, e nossa natureza sensível nos faz nós, humanos, seres criativos e inventivos. Para aprender, necessitamos imprimir significados e, para significar, necessitamos vivenciar, criar. Esse processo nos leva a perceber o mundo e nos perceber no mundo como criadores. Para as crianças, o jogo está relacionado a brincadeiras. Assim, incluir o jogo em nosso planejamento é uma maneira de trazer mais ludicidade e prazer para a prática docente, garantindo aos educandos o exercício de sua criatividade com alegria, um dos aspectos que torna a junção do jogo às Linguagens da Arte uma atraente combinação para a educação. As expressões artísticas pertencem ao mesmo universo lúdico do jogo. Os Jogos de Arte têm como proposta principal a valorização e o estímulo à criação artística, que, por si, já é livre, aberta para a criatividade e para a descoberta.