A existência de uma micro ou pequena empresa é aventurosa e cercada de riscos e ameaças. Mais de 99% das empresas brasileiras são pequenas ou micros, mas, de acordo com a SEBRAE, a metade delas fecha antes de completar dois anos de atividades. Os números apontam ainda que 57% não passam do terceiro ano e 60%, do quarto ano de existência. Portanto, o sucesso para uma pequena empresa está em saber tirar proveito das vantagens de seu tamanho para ser bem-sucedida. Para isso, a existência de estratégias bem concebidas e bem executadas é imprescindível, como as que o autor aqui expõe como resultado de sua intensa vivência, quer como ambiente acadêmico, quer no mundo dos negócios, quer no setor público, em que foi Secretário de Estado do Planejamento, por várias administrações, e da Educação no Estado do Paraná. O livro aborda as quatro capacidades estratégicas, sob a ótica das pequenas empresas, as quais compõem a quase totalidade das corporações, não só do Brasil, como também de todos os demais países. Livro-texto para as disciplinas Estratégia Empresarial, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e outras correlatas do curso de Administração, focado na pequena e média empresa. Leitura recomendada para profissionais da área de orçamento e de planejamento nas empresas ou organizações não econômicas, bem como para programas de desenvolvimento profissional.