A Ginástica para Todos (GPT) em sua nomenclatura mais atual se nutre do imbricamento de diferentes manifestações constituidoras de sua identidade fluída e cambiante. Engloba a pluralidade das modalidades ginásticas, mas também se banha na expressividade dos elementos da dança e do teatro, no tempo condensado e simbólico do circo. Entendemos que justamente aí reside sua potência, nessa capacidade de subverter fronteiras, ousar, intercambiar, buscando novos territórios de experimentação. Afinal, quanto menos restrições, num contexto mais favorável à criação, novas possibilidades surgem e outras janelas coloridas se abrem. Eis um dos grandes desafios da intervenção profissional na Educação Física: sistematizar o ensino da GPT em diferentes cenários, oportunizando a experimentação desse patrimônio cultural para diferentes públicos e, ao mesmo tempo, mediar sua leitura crítica na problematização dos valores e marcadores sociais que a permei. Por isso, acreditando na força do trabalho colaborativo, apresentamos à comunidade acadêmica esta obra que tensiona conceitos e pressupostos da GPT, a partir de múltiplos olhares de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com o seu ensino e aprendizado em contextos ímpares da atuação profissional em Educação Física. O eixo no qual orbitam os trabalhos aqui reunidos está estruturado a partir de temas contemporâneos e emergentes de pesquisa em GPT, suas possíveis interfaces com as novas tecnologias, inclusão e diversidade, criatividade nas composições e na pesquisa com materiais, grupos de extensão universitária, formação de professores, idosos, buscando suprir possíveis lacunas na produção do conhecimento.