Os instrumentos desenvolvidos no projeto vêm sendo continuamente adaptados e aperfeiçoados, processo este que é descrito na primeira parte do livro. Na segunda parte é apresentado um olhar crítico por parte de um número significativo de participantes do processo. Na publicação utilizou-se o conceito de processo de aprendizado, pois procura-se uma visão ex post do ocorrido, uma avaliação em processo, pois o projeto continua sendo implementado. Trata-se de uma releitura (crítica) sistematizada das ações que já aconteceram. Fundamentalmente a pergunta que se coloca é; muitas ações foram implementadas, os produtos e as experiências estão aí, o que se aprendeu? Processos de aprendizado organizacional devem ser entendidos no seu contexto, pois eles representam respostas de certas pessoas, em momentos e locais específicos, a determinados problemas e oportunidades institucionais do ponto de vista de cada uma delas. Portanto, tentar entender processos de aprendizado grupal não é um exercício nem de procura por culpados, nem de elogios desmedidos. Deve ser uma tentativa de entender o que aconteceu, e a partir procurar extrair lições e conclusões.