Escola em Movimento - Instituto de Educação Josué de Castro, primeiro lançamento da editora Expressão Popular em 2014, é uma grande contribuição para o estudo da história da educação brasileira no campo da pedagogia socialista contemporânea. Os autores e autoras apresentam uma síntese da trajetória dos 18 anos do Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), fundado em 1995, em Veranópolis (RS), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com base em centenas de memórias de educadores e educandos, e uma análise das apropriações teóricas do campo socialista para a constituição de uma nova praxis educacional. Escola de educação básica de nível médio e de educação profissional, o IEJC formou não apenas estudantes e técnicos qualificados para o trabalho no campo, mas antes de tudo trabalhadores com formação política e ideológica com capacidade organizativa baseada no Projeto Político-Pedagógico do MST. No livro, os autores relatam o processo pelo qual o IEJC formou novas gerações de professores e técnicos em cooperativismo que foram inseridos nas centenas de práticas produtivas e educativas em acampamentos e assentamentos do movimento: "Este livro mostra como é a nossa escola e o que fazemos aqui. Isso significa, para nós, contar sobre um cotidiano que procura pensar nas responsabilidades assumidas em um processo educativo de sujeitos/trabalhadores que não vieram por conta própria estudar no IEJC, mas pela sua vinculação política e militante a um movimento social, ao seu assentamento ou acampamento.". De acordo com Luiz Carlos de Freitas, professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, o IEJC é "uma das mais significativas experiências de construção de uma nova organização do trabalho pedagógico para as escolas no Brasil". Para Freitas, muitos dos conceitos teóricos da pedagogia socialista, encontrados em experiências das escolas experimentais da primeira fase da revolução soviética, conhecidas como escola-comuna, como relatado pelo pedagogo soviético M.M. Pistrak, podem ser reconhecidos nas práticas educativas do IEJC, como "trabalho como princípio educativo, auto-organização dos estudantes, participação coletiva na escola". Aguardado durante muitos anos por pesquisadores, professores, estudantes e militantes sociais, Escola em Movimento no Instituto de Educação Josué de Castro chega, enfim, para tornar-se uma referência da educação brasileira, como Poema Pedagógico, de Makarenko, e Escola Comuna, de Pistrak, se tornaram clássicos da pedagogia socialista soviética, retratando de forma viva e fiel a saga do coletivo de educadores e educandos para a construção da educação socialista.