Este livro é oriundo da tese de doutorado intitulada "O processo de aprendizagem da ortografia de aluno do Ensino Médio com paralisia cerebral", defendido em 2012 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a doutoranda, Stella, fonoaudióloga, e a orientadora, Alexandra, psicóloga. Contamos a história de "João" (nome fictício), um jovem de 17 anos de idade com paralisia cerebral. Tínhamos o objetivo de estudar seu processo de aprendizagem da ortografia, visto a dificuldade nesta área. Porém, conseguimos ampliar o estudo abordando seu processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura-escrita como um todo, nos processos de escolarização e reabilitação, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Os conteúdos abordados neste livro atendem aos leitores, profissionais e leigos que se interessam por leitura-escrita, ortografiam escolarização e reabilitação do aluno com necessidades educacionais especiais.