O objetivo principal da obra Da Escola para casa: alfabetização, de Zoé Rios e Márcia Libânio, é auxiliar os professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na preparação das atividades extraescolares conhecidas, comumente, como Para Casa. São apresentadas discussões embasadas sobre a alfabetização, do ponto de vista didático e das mais recentes teorias na área de Educação, para, em seguida, problematizar a atividade do Para Casa. São verificados certos fatores que podem interferir no processo de realização desta atividade, e, portanto, na aprendizagem do educando; e são propostas, também, soluções para as possíveis dificuldades encontradas. A obra tem um cuidado especial com duas questões chaves relacionadas às atividades extraescolares: o envolvimento familiar e o planejamento escolar. Essas questões se abrem para reflexões relevantes sobre a proposta pedagógica, a autonomia dos educandos na realização das tarefas, a abrangência da proposta da atividade, bem como a influência do Para Casa na aprendizagem, desenvolvimento e progressão escolar. Essas análises complementam-se com exemplos práticos, retirados da experiência pessoal das autoras como professoras, relatados de forma detalhada e contextualizada, o que faz desta obra uma referência no tema abarcado.