Criou-se a seção Na ponta da língua, que favorece o processo de sistematização da alfabetização nos livros do 1º ao 3º ano.As seções de oralidade e produção de texto Conversa vai, Conversa vem... e Gente que faz! foram amplamente reformuladas, trazendo propostas novas e com procedimentos mais detalhados para o professor e o aluno.   Estrutura Cada livro está organizado em 8 unidades, cada uma com dois capítulos, o que permite fácil adaptação ao plano de aula do professor. ·         A diversidade de gêneros textuais favorece o desenvolvimento dos conteúdos de linguagem e o estudo da estrutura desses gêneros. Os textos são acompanhados de atividades que trabalham a compreensão leitora e escritora. ·         A produção textual tem propostas orientadas para os alunos, com encaminhamentos que evidenciam características e silhuetas dos gêneros desenvolvidos. ·         As atividades de gramática e ortografia foram elaboradas com base em currículos fundamentais dispostos nos livros didáticos consagrados do mercado. ·         O trabalho com oralidade é desenvolvido em todas as unidades. Há propostas que exploram a diversidade linguística e adequações à língua formal e à língua coloquial. ·         O uso do dicionário também foi considerado na coleção, com atividades que orientam e encaminham os procedimentos para que o aluno identifique as características de organização e faça melhor uso desse material.   Pontos fortes Os livros de 1º, 2º e 3º anos foram organizados tendo como objetivo a Alfabetização e o Letramento. Optou-se por uma linguagem clara, uma escolha de texto cuidadosa e propostas de atividades voltadas para essa importante etapa de aquisição da linguagem e para as competências linguísticas. Nos livros de 4º e 5º anos, o desenvolvimento das propostas de produção escrita relacionada aos usos de gramática e ortografia favorece o aprimoramento da coesão e coerência na produção dos gêneros trabalhados.As atividades de gramática, ortografia, produção textual, oralidade e estudo dos gêneros textuais foram elaboradas de forma inter-relacionada para aprimorar o aprendizado de uso e função das capacidades linguísticas.Nos livros de 1º e 2º anos o material de apoio conta com atividades cartonadas, adesivos, varal de letras e pôster. Esses recursos possibilitam maior interatividade dos alunos com as propostas.