Este curso sobre a Educação Moral um dos trabalhos mais importantes produzidos por Émile Durkheim é o primeiro sobre a Ciência da Educação que o sociólogo francês ministrou na Sorbonne, em 1902-1903, e está dividido em duas partes: a primeira, denominada Os elementos da moralidade, é dedicada integralmente ao tema da moral e tem um caráter eminentemente teórico, à medida que nela o autor discute os elementos constitutivos da moralidade, tanto os elementos pétreos o espírito de disciplina e a adesão aos grupos sociais quanto o elemento da moralidade típica das sociedades modernas por ele denominado de autonomia da vontade; a segunda parte do curso, intitulada Como constituir na criança os elementos da moralidade, tem um caráter prático, e, embora retome os dois elementos pétreos da moralidade conforme sugerem as duas seções nas quais está dividida: O espírito da disciplina e O vínculo com os grupos sociais, nela o autor deixa transparecer seu comprometimento com a formação do cidadão republicano.A pedagogia não tem o direito de ser paciente, pois ela responde a necessidades vitais que não podem esperar. Quando uma mudança no meio exige de nós um ato apropriado, o ato não pode ser protelado.