Em Cenários da Educação no Meio Rural de Minas Gerais traçamos um perfil da educação rural no Estado, analisando fatores relacionados a estrutura, funcionamento e financiamento das escolas; acesso, progressão e desempenho dos alunos; condições do ensino e formação de professores, bem como a percepção dos seus atores sobre a escola e a educação. É um trabalho que conjuga estudos de naturezas quantitativas e qualitativas, combinando pesquisas bibliográfica, censitária e postal, com diversos estudos de caso. Na pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão da literatura, analisamos o corpo de informações e conhecimentos produzidos, nos últimos 15 anos, sobre a educação rural no Estado. Na pesquisa censitária, utilizando de dados secundários, descrevemos e analisamos o perfil da educação presente no meio rural de Minas Gerais. Na pesquisa postal identificamos e produzimos uma base de dados sobre as iniciativas que vêm sendo implementadas pelos municípios mineiros para a educação no meio rural. Nos estudos de caso, por sua vez, além de um aprofundamento sobre as características das diferentes experiências educativas presentes no Estado, analisamos as representações sociais dos seus sujeitos sobre o ensino rural, a educação e a escola.