Os conceitos aqui apresentados abordam os diversos aspectos da grande área de marketing de relacionamento, como gestão de serviços, relacionamentos internacionais, relacionamentos com consumidores, gestão de vendas e canais de distribuição, além de terem aplicação em uma variedade de situações de distribuição, gerenciamento de fornecedores e alianças estratégicas. Cada um dos dez capítulos debruça-se sobre um assunto particular. Para facilitar a leitura, os textos foram agrupados em quatro grande temas: desenvolvendo relacionamentos, marketing de serviços e relacionamento, relacionamento com consumidores e marketing de relacionamento e a competição. Entre os aspectos da obra, destacam também: capítulos especiais com casos reais, estudados em pesquisas empíricas realizadas no Brasil; capítulos específicos sobre relacionamentos entre empresas e consumidores; ilustração dos conceitos através de situações e ferramentas gerenciais, facilitando a sua aplicação; análise de aspectos e dilemas existentes nos relacionamentos B2B e B2C (como: a confiança em ambientes on-line, o papel do colaborador, a intensidade e duração dos relacionamentos e quando as trocas relacionais podem efetivamente ser fonte de vantagem competitiva).