Parte I - Propedêuticos - Filosofia da Educação: uma outra Filosofia? - Karen Franklin e Cátia Cilene Farago - A Biologia Educacional e os Fundamentos da Educação - Elisabeth Christmann Ramos - A História da Educação ou a Educação na História? Concepções e metodologia de investigação em história da educação - Cleusa Valério Gabardo - Introdução ao estudo da Psicologia da Educação - Clara Brener Mindal Parte II - Teóricos - A Filosofia da Educação na perspectiva de Richard Rorty - Gelson João Tesser - Fundamentos Bio-educacionais da dislexia - Marta Pinheiro - Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo - Sandra Regina Dias da Costa - A invenção de um ofício mecânico: os boticários setecentistas em domínios portugueses - Vera Regina Beltrão Marques - Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky - Helga Loos e René Simonato Sant’Ana - Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética - Tamara da Silveira Valente - Por que Vygotsky na educação? - Tania Stoltz - Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias - Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco - As deficiências: entre conceitos e classificações - Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli de Fátima Fernandes.A obra toma como fio condutor das discussões os Fundamentos da Educação com o objetivo de explicitar os diversos olhares proporcionados pelas diferentes áreas do conhecimento sobre o fenômeno educativo. Em campo tão vasto e polissêmico como o da Educação, a iniciativa de uma coletânea que retrata a diversidade de pesquisas e de olhares sobre concepções e teorias não é apenas oportuna, é necessária.O livro foi estruturado em duas partes. A primeira apresenta as bases conceituais, filosóficas e ideológicas sobre as quais foram construídos os princípios, os sentidos e significados das disciplinas de Fundamentos da Educação.Na segunda parte, o destaque é dado para temas teóricos tratados em sala de aula e textos, produtos das pesquisas desenvolvidaspelos professores, alguns escritos em parceria com professores de outros departamentos do setor de Educação e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, o que caracteriza o caráter interdisciplinar do livro.