Este livro tem por objetivo ajudá-lo a ler, interpretar e escrever texto dissertativo sob uma perspectiva discursiva e dialógica. Isso significa que, ao ler um texto, acessamos o diálogo com o outro: o outro do texto e os outros que nos constituem como sujeitos, adquiridos ao longo da nossa formação por meio da leitura, experiência escolar, relações sociais. Assim, as nossas dificuldades de leitura e de interpretação de um tema estão vinculadas à nossa formação discursiva. O velho ditado, quanto mais aprendo, mais compreendo. O texto não se inicia pela escrita, existe todo um projeto de dizer que passa pela leitura e interpretação de textos dados pelo outro em relação àqueles que estão no nosso repertório cultural. A produção textual jamais deve ser aleatória, é necessário projetar as ideias, assim como faz um arquiteto diante de uma obra. Essa é uma das discussões iniciais do livro; não é uma tentativa de fazer uma metodologia, mas de dar condições ao candidato de ter alguns recursos que o façam perder o medo de pensar e iniciar um texto. Após isso, por questões didáticas, a estrutura do texto dissertativo foi desmembrada e trabalhada de forma detalhada, dando condições ao candidato de analisar quais os objetivos e funções de cada parte que compõe uma dissertação. Em outro momento, já pensando o texto como um todo, é possível apreender o objetivo geral e as intenções desse gênero. O candidato pode, a partir disso, compreender, de fato, quais caminhos percorrer para produzir sua dissertação. Saberá como garantir a coesão e coerência que farão seu texto claro, objetivo e, ao mesmo tempo, estratégico e persuasivo no que se refere à consistência dos argumentos.