O Projeto de ESP -Inglês Instrumental -no Brasil surgiu de uma necessidade das Universidades brasileiras no final da década de setenta. Naquela época, muitos departamentos de Inglês das Universidades brasileiras eram solicitados a ministrar cursos de Inglês especializados para vários departamentos das ciências pura e aplicada. Também, uma grande maioria dos departamentos de Inglês sentiam falta de treinamento e de especialização para que pudessem oferecer cursos de ESP como parte de seus cursos de línguas. Os pedidos de ajuda na organização de cursos em ESP, como também na preparação de material, eram muitos, então a Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da PUC na época, Antonieta Celani, começou a planejar o desenvolvimento do projeto em nível nacional. O Projeto estabeleceu-se em 1977 no Programa de Graduação de Lingüística Aplicada da Universidade Católica de São Paulo. Foi feito na epóca um programa de visitas para se estabelecer as necessidades do Projeto, os tipos de cursos a serem oferecidos, os recursos disponíveis, tais como grupos de professores, materiais didáticos, etc, e as maneiras pelas quais o Projeto poderia melhor servir as necessidades de cada Universidade. Os resultados dessa pesquisa indicaram que o mais adequado para um Projeto nacional seria a treinamento de professores, a produção de material e a fundação de um centro de recursos de âmbito nacional. Com a apoio do British Council, foram fixadas três postos de \'Key English Language Teaching\' (KELT), dois na Universidade Católica de São Paulo e um na Universidade Federal de Santa Catarina. Estes pastas assumiam a papel de treinar professores, pesquisar e produzir material. Esta integração de preparação de material e treinamento de professores foi uma característica marcante da Projeto, porém eram vistas cama subordinadas das necessidades imediatas de desenvolver, entender e praticar uma abordagem baseada mais em um usa efetiva de estratégias de leitura da que na ensina intensiva da gramática e da ensina da vocabulário. Hoje o CEPRIL -Centro de Pesquisas, Recursos e Informação em Leitura -coordena o elemento de pesquisa do Projeto e através da ESPecialist publica regularmente os trabalhos desenvolvidos. Os professores da KELT aconselham e ajudam na pesquisa e desenvolvimento de material e seminários locais e regionais.Fonte de pesquisa: Background to the Brazilian National ESP Project -CEPRIL.