Após três revoluções industriais, chegamos à Era Pós-Industrial que, com um alto nível tecnológico e uma inundação de informações, fez-nos perceber que o problema maior é a falta de comunicação. Mas como aceitar esta premissa se vivemos num mundo globalizado e com uma economia interligada? As organizações logo descobriram que a comunicação para ser efetiva precisa ser restrita, inteligente, interativa, relevante e motivadora. Não adianta receber "um monte" de informações que causarão muita confusão e, mais tarde, constatar que grande parte é puro lixo. O uso dos meios de comunicação é, ao mesmo tempo, arte e tecnologia. Arte, porque os meios não são frios e indiferentes transportadores de mensagens. Tecnologia, porque, baseado em descobertas científicas, presenciamos o desenvolvimento acelerado de novos mecanismos de transmissão e de recepção. É bom lembrar, entretanto, que, na maioria das vezes, só se acredita naquilo que é conhecido. Ver pra crer é uma realidade. Daí, conhecer realmente Comunicação é tarefa urgente que se coloca para todo administrador, seja público ou privado, como desafio; não faltam tecnologias adequadas para enfrentá-lo, mas pode haver o fracasso, se os dirigentes não derem o melhor de si nas artes de falar e de escrever. Muito pouco se consegue quando muitos não são informados, utilizam linguagens diferentes ou vêem o mundo com a cor e a tonalidade das lentes que desejam. Assim, é preciso refletir seriamente e entender que a comunicação não deve ser apenas um instrumento de retórica. É ferramenta construtiva da ação administrativa, podendo contribuir decisivamente para o entendimento verdadeiro entre as pessoas, a fim de que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Esta obra pretende trazer o necessário e o suficiente da Arte da Comunicação, ajudando o leitor a entender que sem este conhecimento será improvável ter sucesso como líder empresarial. Alguns acham que a Informática e a Internet resolverão todos os problemas das empresas, trocando a leitura do papel para a leitura da tela do computador, e que, desta maneira, serão mais inteligentes se tiverem a última novidade em tecnologia, desconhecendo a arte da comunicação.