Em texto inteligente e de agradável leitura, Verônica Azevedo, em seu livro Telejornalismo e Educação para a idadania, discute a inter-relação entre Educação e Comunicação, e chama a atenção do leitor, para a importância de se abrir espaço nos meios de comunicação, para que jovens e crianças expressem sua criatividade e sua crítica, fundamento básico para o exercício da cidadania.Na primeira parte do livro a autora traz um painel da Educação para os Meios de Comunicação em vários países, discute a função social do jornalismo e analisa o caso especial do telejornalismo no Brasil.A longa exposição aos meios de comunicação, principalmente à televisão, a que estão sujeitos crianças e jovens, tem motivado debates e pesquisas sobre as implicações desse fato para a educação.Além de levantar interessantes questões do ponto de vista teórico, a obra relata com sensibilidade uma experiência prática realizada com jovens no interior de São Paulo, em uma parceria entre 12 escolas públicas, uma emissora de TV aberta e a Universidade.Reflexões muito bem colocadas sobre os resultados dessa experiência trazem elementos importantes para pais, pedagogos, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais, jornalistas, profissionais de televisão e comunicadores em geral. Esse livro também é útil para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Comunicação, Jornalismo, Educação, Psicologia e Sociologia. A descrição minuciosa que a autora faz da metodologia de pesquisa é inspiradora para aqueles que queiram realizar projetos semelhantes em escolas ou na comunidade onde atuam.