O livro, lançamento da editora M. Books, aborda a criatividade como condição necessária à inovação. É uma virtude integrante do contexto atual das organizações que buscam a própria reinvenção.Na publicação, a autora, Maria Rita Gramigna, oferece aos profissionais um conjunto de ferramentas empregadas nas suas atividades de treinamento, com os melhores resultados. O livro foi organizado de forma a repassar aos gestores as principais informações e algumas ferramentas práticas, já validadas no mercado, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da competência da criatividade. Esta permite que uma empresa ou organização se diferencie das demais, destacando-se e conquistando a adesão de clientes e novos mercados.A obra contribui para administrar as relações com os clientes, como, por exemplo, quando estes fazem determinadas exigências, como ter acesso a produtos e serviços de alta qualidade a baixo custo. Empresas criativas, em situações como esta, aproveitam a demanda e estabelecem novas estratégias e práticas, além de ressaltar seu diferencial. Com nove capítulos, intitulados Introdução à Criatividade, TI - Turbilhão de Idéias, Mapeamento Mental (Mind Map), Relaxamento Criativo, Liderança Criativas e os Arquétipos, Pensamento Lateral e os Seis Chapéus, A Ação Criativa e os Seis Sapatos Atuantes, A Prática do Pensamento Lateral e Metodologia de Resolução de Problemas (MRP), o livro apresenta, ainda, um personagem interativo e lúdico para auxiliar a leitura. Trata-se do Norte Adhor, menino que percebe, nas entrelinhas, o que, pelo menos aparentemente, não está visível. Ele aparece em três situações específicas e se apresenta de forma diferente para cada uma delas: quando tiver consigo uma lupa, o leitor deve parar e ler com atenção, anotando o que achar importante. Se estiver agindo significa: colocar em prática o que está sendo sugerido, mesmo que não seja no momento da leitura. Mas, quando a personagem surge correndo, indica leitura rápida para retomar mais tarde, em caso de dúvida.