O conteúdo desta obra aborda uma consciência da ética e sintetiza o histórico das principais religiões, oferecendo aos estudantes o conhecimento das origens de cada uma delas, para que, gradualmente, possam compreender a manifestação do fenômeno religioso em cada contexto.
Nesse processo, o ensino religioso não impõe limites à liberdade, sendo, antes de tudo, uma promoção à reflexão e uma conscientização à prática de valores propostos pelas religiões, enfatizando o respeito e a tolerância à pluralidade religiosa, na esperança de que, pela compreensão do outro, possa haver uma convivência mais humanizada por meio do diálogo e da solidariedade – o que é possível.
Desse modo, pela diversidade de informações, este livro se torna uma fonte aos alunos, um acervo informativo de uma disciplina tão importante à vida e à construção de um mundo melhor.
Este livro não propõe doutrinas nem promove proselitismo; portanto, em harmonia com o artigo 33 da Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997, dá ao ensino religioso um perfil pedagógico, sem foco teológico.