Este livro, do poeta e oficineiro Ronald Claver, propõe aos professores que se ensine literatura a partir e através da prática de escrita. A obra se divide em duas partes, na primeira, o professor encontrará um levantamento democrático e relevante de diferentes pontos de vista, tanto de críticos como de poetas, sobre o que caracterizaria a literatura em oposição aos textos não-literários. O professor se deparará também com conceitos da teoria literária fundamentais para o desenvolvimento da percepção dos textos em suas as diferentes formas e funções. A segunda parte de Uma pitada de poesia em cada dedo de prosa é fruto direto de oficinas ministradas pelo autor e vem suprir dois objetivos: permitir ao professor retomar ou aperfeiçoar sua proximidade com a literatura a partir da realização das atividades propostas; dar subsídio para que os docentes criem suas aulas baseados não apenas em material teórico, mas nas reflexões que sua prática de escrita tenham lhe feito levantar. Diante desses dois pontos, podemos dizer que um dos aspectos mais importantes desta consiste em propor um caminho possível para uma das mais difíceis questões enfrentadas na escola: a aproximação entre professores e alunos através da experiência comum.