Este livro traz contribuição significativa para os formuladores de políticas educacionais, gestores, secretários de educação, professores e estudantes do campo da educação interessados em compreender e refletir sobre a gestão dos sistemas públicos de educação. Analisar a gestão desses sistemas implica em refletir sobre o projeto de educação e de organização dos sistemas públicos instituído no Brasil nas últimas décadas e, consequentemente, perceber os espaços e possibilidades políticas ainda existentes de redirecionar o percurso assumido considerando os impactos sociais decorrentes das decisões tomadas pelos órgãos governamentais, que representam determinados setores da sociedade. Os textos aqui apresentados representam a materialização de diversos trabalhos de pesquisa realizados por pesquisadores de diferentes universidades e visam à socialização e ao compartilhamento dos resultados alcançados com a pesquisa científica produzida na universidade pública. Deseja-se que esta coletânea contribua para a constituição de um efetivo sistema nacional de educação formulado a partir das demandas e de negociações com os diversos setores sociais reunidos em torno de um pacto em torno da defesa da educação pública e gratuita.