A sociedade se tornou atenta às ações éticas, de responsabilidade social, de conservação do meio ambiente e de governança corporativa desenvolvidas pelas organizações, partindo para a cobrança de atos mais sustentáveis que atendam às necessidades de todos os seus stakeholders. A sustentabilidade vem sendo cada vez mais utilizada como critério de distinção de empresas e demais organizações. Assim, o uso de ferramentas de avaliação do grau de sustentabilidade das organizações é de suma importância para a escolha e aplicação de estratégias que possam elevar seu status perante essa perspectiva. Neste contexto, Sustentabilidade: princípios e estratégias aborda diversos ângulos sobre a temática da sustentabilidade organizacional e está dividido em três partes: Direito e gestão do meio ambiente destacando aspectos jurídicos e de gestão ambiental; Gestão ambiental nas organizações trazendo capítulos sobre empreendedorismo e finanças; Estratégias ambientais para a sustentabilidade abordando temas como educação ambiental, mercado de créditos de carbono, energia, indicadores, marketing, certificações, cadeias de suprimentos e construções. Escrito por renomados autores, trata-se de referência básica para estudantes, professores e profissionais ligados às diversas áreas envolvidas na construção do desenvolvimento sustentável.