As opiniões se movem nas sombras dos fatos ou no silêncio das mentes. As opiniões nascem, crescem e se apagam em função de fatores externos e internos que atuam sobre a vida dos indivíduos, em suas relações recíprocas. Estas afirmações resumem bem o tema do livro. Trata-se de uma obra que faz aproximação entre uma abordagem filosófica e uma abordagem política do papel da opinião pública, no contexto da história do mundo ocidental, desde os gregos até a atualidade. O autor estabelece uma aproximação entre a filosofia e a opinião pública, por terem sido os dois campos nos quais desenvolveu toda a sua atividade profissional, por mais de trinta anos. Outros aspectos que atribuem atualidade à obra; as pesquisas de opinião pública assumiram um papel de muita importância no mundo atual; os meios de comunicação de massa se orientam cada vez mais a partir dos dados das pesquisas de opinião pública; os profissionais de marketing político têm, nas pesquisas de opinião pública, seu principal instrumento de trabalho; as pesquisas de opinião pública influem cada vez mais nas decisões dos governantes, dos partidos e dos candidatos a cargos eletivos. Obra recomendada para profissionais do marketing político, cientistas políticos, consultores políticos e pesquisadores de opinião pública e de mercado. Leitura complementar para as disciplinas Teoria da Comunicação, Marketing, Filosofia Política e Psicologia Social.