Dança imanente, publicado pela Escrituras Editora, compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido por Ana Flávia Mendes. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, a pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validade as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Esses princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança. Integrando a coleção Processos Criativos em Companhia (3 volumes), a obra surge como um trabalho de pesquisa acadêmica com ênfase em um processo coreográfico, na qual a autora encontra-se envolvida, assumindo a função de coreógrafa, diretora artística, encenadora e, assim, a qualidade de pesquisadora participante valendo-se da observação participante, que fundamenta a etnopesquisa.