Pesquisas mostram que ter o próprio consultório é o sonho da maioria dos médicos. Entretanto, temas relacionados com a gestão do consultório médico, desde a parte financeira até a de pessoal, até mesmo questões relacionadas às escolhas profissionais e de carreira, são pouco abordadas pelas Faculdades de Medicina. Com isso em mente, um grupo de professores da área de empreendedorismo e gestão idealizou a Coleção Gestão em Saúde com o objetivo principal de apoiar o médico no planejamento e na administração do seu consultório. Esta coleção busca se diferenciar de outras obras na área da gestão médica ao apresentar de forma simples e didática os fundamentos da administração que são úteis à prática do médico gestor. Para tanto, serão abordados três temas em cinco volumes, compostos por cinco capítulos cada: marketing e qualidade em serviços, gestão financeira e de pessoal e gestão dos processos de trabalho no consultório. Este segundo volume da série permitirá que o atendente se aproprie dos conhecimentos sobre gestão para ampliar suas competências profissionais e contribuir para maior efetividade do trabalho realizado. Esse profissional conhecerá a natureza e as características do serviço que presta e como realizá-lo com qualidade. Recomendamos que o médico leia Qualidade no atendimento ao paciente para atendentes e converse com o seu funcionário sobre os temas abordados. Com as dicas apresentadas, ambos podem desenvolver um plano de melhoria de qualidade em serviços, trazendo resultados importantes na percepção de qualidade do serviço prestado no consultório.