Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. Antes de Bakhtin, a crítica literária debruçara-se mais amiúde no caráter ideológico do gêneo russo. A transitoriedade desse enfoque, no entanto, encobria peculiaridades estruturais mais profundas da visão artística de Dostoiévski que Bakhtin desvenda com rara sabedoria. Para ele, "a multiplicidade de vozes e consciências independentes e imiscíveis e a autêntica polifonia de vozes plenivalentes constituem, de fato, a peculiaridade fundamental dos romances de Dostoiévski". Esse novo tipo de construção literária inventado por Dostoiévski - que o Autor chama de romance polifônico - subverteu as velhas formas do romance europeu, especialmente do romance monológico de tipo romântico, dificultando sua percepção fora dos cânones artísticos vigentes. Amparado em sólida formação literária e numa metodologia crítica e inventiva, Bakhtin percorre a obra dos principais críticos de Dostoiévski e os diversos gêneros literários para formular de forma definitiva sua tese.