Este livro inaugura a Coleção Práticas Docentes Interdisciplinares e reúne textos que investigam a abordagem interdisciplinar na escola e na formação docente, tratando de questões práticas na busca de reinventar o cotidiano escolar e universitário. É tramado na concepção da interdisciplinaridade como um atravessamento entre saberes epistemológicos e pedagógicos mobilizados para entender e agir sobre a realidade. A universidade e a escola foram problematizadas no contexto de globalização e neoliberalismo, considerando temas como a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão das minorias representativas. Busca refletir sobre saberes produzidos na universidade, entrelaçados aos saberes emergentes das práticas pedagógicas na escola. A educação, assim, é pensada como prática que permite a constituição de sujeitos e não apenas sequência de conteúdos e cumprimento de estágios para a inserção no mercado de trabalho. A obra se insere em temas atuais, capazes de instigar profissionais da área de educação e professores de vários campos a ressignificarem suas práticas e seu cotidiano profissional. O momento histórico atual é marcado pelo questionamento de hegemonias, desnaturalização das relações de poder e reivindicação de reconhecimento de sujeitos e identidades historicamente marginalizados e nos convoca a recriar a docência e seus sujeitos