Olhares da História é um convite à reflexão sobre o saber histórico, presente em todas as situações, uma vez que os seres humanos e tudo o que está relacionado a eles têm história, tem passado; e este conhecimento está em permanente construção. Em volume único, a obra é composta de sete unidades, subdividas em capítulos. As unidades são iniciadas com a seção Saber histórico, que indica a construção do conhecimento histórico dos conteúdos tratados em cada uma delas, e as aberturas dos capítulos apresentam texto e imagem que sugerem questionamentos sobre a relação passado-presente. O tema da abertura é retomado ao final de cada capítulo no bloco de atividades Articule passado e presente. A seção atividades, localizada sempre ao final dos capítulos, conta com outros três blocos: Retome, Pratique e Analise uma fonte primária. Duas seções se destacam em sintonia com os objetivos da obra: Construindo conceitos, que procura sistematizar conceitos fundamentais do ensino de História, mostrando como eles foram construídos ao longo do tempo, e Pontos de vista, que apresenta diferentes perspectivas de análise de um tema polêmico e traz, por vezes, o diálogo entre diferentes pesquisadores quanto a uma temática específica ou determinado processo histórico estudados no capítulo. Com textos, imagens e atividades que estimulam a constante relação passado-presente, a obra foi concebida para servir de instrumento de reflexão sobre o presente, ampliando a capacidade analítica sobre o mundo atual ¿ caminho para a plena formação cidadã. O Livro do Aluno reúne história geral e do Brasil e organiza-se de maneira cronológica, recorrendo a noções de permanências e mudanças, representações, práticas culturais, imaginário, memória, cultura material e imaterial. O Livro do Professor compreende comentários e orientações relacionados aos capítulos que compõem a obra, além de sugestões de resposta e encaminhamento para todas as atividades propostas no Livro do Aluno.