Este livro originou-se com base em pesquisas na área de Economia de Transportes, desenvolvidas no Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo. Seu principal objetivo é apresentar ao estudante aplicações reais de modelagem matemática em diversos segmentos da Economia, com ênfase em ambientes agroindustriais. Certamente, a qualidade das tomadas de decisão que envolvem a Economia de Transportes deverá ser incrementada se respaldada por modelos quantitativos adequados. Contém os seguintes tópicos: Modelagem no sistema agroindustrial; Sistema de informações de fretes para cargas agrícolas: concepção e aplicações; Subsídios à tomada de decisão na escolha da modalidade e ao planejamento dos transportes no Estado do Paraná; Análise de alternativas de rotas disponíveis para movimentação de grãos e farelos pela hidrovia Tietê-Paraná; Análise das perdas na comercialização de tomate: estudo de caso; Coordenação vertical do transporte de madeira: análise empírica dos arranjos institucionais existentes na indústria brasileira de celulose.