Na disciplina de Língua Portuguesa, de autoria de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, o eixo estruturador da obra são os gêneros textuais, fazendo com que a língua seja estudada em situações reais de uso. O Projeto promove um trabalho pedagógico que contempla as diferentes etapas do processo de produção (planejamento, escrita, revisão, reformulação). Além disso, a obra propõe referências e exemplos dos gêneros e tipos de texto que pretende ensinar o aluno a produzir. As relações entre as modalidades oral e escrita da língua em diferentes práticas sociais e em diferentes gêneros também fazem parte da proposta da coleção. Há uma preocupação constante na coleção com a proficiência em escrita, com atividades que orientam o uso do registro de linguagem adequada ao gênero e à situação (formal, informal). Sobre o trabalho com leitura, as atividades tratam a leitura como processo e colaboram significativamente para a formação do leitor de textos. Destaque também para a utilização de mapas conceituais na seção Hora de organizar o que estudamos. Cada um dos volumes é acompanhado por um projeto de leitura com a reprodução na íntegra de um livro literário ou uma coletânea de textos.