Este livro reúne textos de diferentes autores da área em um debate sobre a mediação tecnológica e a formação docente, dialogando com as diretrizes para a educação básica, na busca de possibilidades metodológicas para a EaD. Tem como propósito desvelar o avanço das práticas pedagógicas na Educação a Distância, procurando melhorias na qualidade da educação oferecida nas escolas da rede pública de educação básica do Brasil e contribuindo para a formação de professores, nos cursos de licenciatura mediados pelas tecnologias digitais. Ademais, enfatiza práticas exitosas e estimula novas experiências acadêmicas em ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, focaliza os seguintes aspectos: 1. a mediação tecnológica na formação docente; 2. a importância da linguagem e suas disciplinas na formação de pedagogos; 3. a questão dos letramentos na produção de materiais didáticos para uso na EaD; 4. a avaliação na EaD, em diferentes áreas do conhecimento e o uso do portfólio/webfólio no ensino superior; 5. o ensino da História por meio de jogos digitais em rede e por meio de projetos coletivos de conhecimento na EaD; 6. a sala virtual de coordenação pedagógica como espaço de cogestão dos tutores e do professor; 7. a docência/trabalho na EaD, no contexto do ensino superior, da alienação e da estrutura social. A obra procura estimular o leitor a refletir sobre trabalhos que apresentam estudos e pesquisas, nos quais se articulam vivências de prática pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem, e que permitem o confronto entre os conhecimentos cotidianos dos indivíduos e os conceitos científicos desenvolvidos nos últimos anos e que trazem reflexões sobre a formação do professor em cursos a distância e que vão preparar os alunos de hoje para o mundo de amanhã. Márcia Ambrósio e Hércules Tolêdo Corrêa