formação, das heranças, das aulas de língua portuguesa, afinal a gramática ainda é ensinada! Muitas são as reações por professores e alunos... Muitas também são as metodologias para abordagem da gramática e do seu ensino... Muitas ainda são as correntes e estudos linguísticos sobre gramática... No século XXI, valorizar a língua falada é tanto urgente quanto valorizar a língua escrita, bem como valorizar o processo de atividades da fala para a escrita e da escrita para a fala. Eis os falantes, os escritores, as práticas dos usuários... Considerar a gramática como verdadeiramente da ordem da existência é considerar a existência da ordem do discurso. Gramática nunca deveria ter recebido valoração como uma verdade única, como absoluta, muito menos acabada... porque até mesmo a colonização imperial deixou como herança, frutíferos conceitos que ora mais tarde ou mais cedo são relativizados, para que a pesquisa viva meio às mudanças impostas pelo espaço, pelo tempo e pelo discurso. Pois é a língua é processo e a linguagem, processamento de l Nessa esteira, convidamos os autores participantes deste livro para a discussão, na total liberdade de escolha a uma, a duas, ou a nenhuma por escolha de outra, acerca de posicionamentos sobre gramática e discurso. Com as discussões indicadas como pontos de partida, aqui propomos espaço para sistematização de reflexões com o objetivo de apresentar ensaios críticos sobre Gramática(s) e discurso(s), em diálogos ou duelos entre teorias científicas, linguísticas e/ou não linguísticas. Por fim, é de entendimento nosso que esses ensaios críticos sobre gramática e discurso são de acordo com a perspectiva teórica e a crítica de cada pesquisador convidado.