Esta obra, de estilo oral, é muito viva! Retoma de forma didáctica os principais conceitos piagetianos e ordena-os em torno de uma questão central: desde que partamos de histórias diferentes, como construímos os utensílios do pensamento? Qual é a génese da inteligência de todos? A autora leva à tomada de consciência da ausência de fundamentos de certas críticas: a afectividade, por exemplo, não foi escamoteada por Piaget (especialista da inteligência lógica, enquanto epistemólogo), questão à qual atribui um papel primordial. A autora ajuda-nos a ser melhores leitores de Jean Piaget: faz-nos abandonar alguns preconceitos e aprender a distinguir a psicologia diferencial (abordagem, aqui, da diversidade das atitudes e dos métodos intelectuais), a psicologia genética (estudo da génese dos processos psíquicos, não excluindo a abordagem diferencial) e a epistemologia genética, disciplina fundada por Jean Piaget e cujo objecto é o estudo dos processos racionais comuns a todos. Límpida, original pela sua organização, esta obra permite uma leitura aprofundada sobre a noção de estádio. ANNIE CHALON-BLANC é professora associada em Ciências da Educação.