Ha inúmeros aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto nesse contexto a serem desvendados. A despeito do avanço da literatura brasileira, sobressaem muitas lacunas ainda existentes, seja devido a quantidade e grande heterogeneidade socioeconômica e política dos municípios, a dificultar generalizações para além dos poucos locais efetivamente estudados, seja por nossa tradição acadêmica que debruça as análises o mais das vezes sobre as refregas presidenciais, as quais supostamente organizariam nosso sistema partidário-eleitoral. Os 13 capítulos deste livro, elaborados por 34 prestigiados pesquisadores acadêmicos e do mercado, oferecem ao leitor um mosaico bastante diversificado sobre os fatores que incidem sobre o voto nos municípios brasileiros.34 pesquisadores da univerdade e do mercado assinam os 13 capítulos que tratam das campanhas e dos fatores que se associaram ao voto durante as eleições de 2012. A coletânea, segunda da série sobre eleições municipais, aborda diferentes temas, tais como o efeito da economia; a fragmentação eleitoral; o petismo e o antipetismo; a previsão de voto; além das campanhas na TV e online para explicar o último pleito.