Os artigos que compõem este livro se propõem adiscutir as contribuições do método dialético paraa pesquisa em educação, com ênfase nas políticaseducacionais. Para tanto, discutem o método dialéticocomo uma abordagem que reconhece ser a ciência umproduto da história, da ação do próprio homem, queestá inserido no movimento das formações sociais. Com base nessa perspectiva, os textos explicitamcomo o método dialético revela uma aproximaçãoda escolha pela cientificidade da realidade, à medidaque propicia o estabelecimento de uma relação quetem como referência a dinâmica entre o sujeito e oobjeto. Como instrumento lógico de interpretação darealidade, o método em questão caracteriza-se pelomovimento do pensamento através da materialidadehistórica da vida dos homens nas relações sociais quesão por eles contraídas. Em síntese, os vários artigos reunidos no presentelivro convidam ao conhecimento da importância eda necessidade de todo pesquisador compreender eexplicar determinada realidade concreta. Afinal, é pormeio dessa atuação que o investigador poderá indicar,de maneira concreta, algumas alternativas de açãopara responder à problemática analisada.