Gesto transfigurado, uma publicação da Escrituras Editora, é resultado da pesquisa de mestrado em Artes Cênicas da coreógrafa Ana Flávia Mendes e consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo Metrópole, da Companhia Moderno de Dança (Belém/ PA). A obra objetiva analisar o processo de abstração cênica do cotidiano urbano; identificar a origem e a presença da gestualidade cotidiana abstraída no espetáculo, refletindo sua utilização na coreografia do mesmo; verificar as características da pós-modernidade coreográfica no espetáculo e fazer um registro do mesmo para posteriores utilizações. A pesquisa indicou que a presença do cotidiano se notifica no espetáculo, não unicamente a partir da observação de gestualidades cotidianas visivelmente presentes nas grandes cidades, mas também a partir da investigação e criação de movimentos com referência nos sentimentos que se estabelecem no jogo do convívio social metropolitano, além de ter sido confirmada, tanto na criação quanto na encenação do espetáculo, a presença e a continuidade do gesto cotidiano comum. Procurando compreender essa permanência, foi criado o conceito de impregnação cultural, isto é, a maneira como as características humanas de comportamento gestual cotidiano são apreendidas e verificadas no corpo. Além disso, foi detectada a presença de diversos elementos caracterizadores da pós-modernidade na dança, os quais, de forma eminentemente reflexiva, encontram-se descritos ao longo do texto. O livro integra a coleção Processos Criativos em Companhia (3 volumes) e, segundo João de Jesus Paes Loureiro na apresentação da obra, consagra a fecunda união entre a experiência de criação coreográfica e o desnudamento reflexivo do processo genético da criação desse espetáculo, realizado com a Companhia Moderno de Dança.