O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa. Quer seja aplicado a produtos ou serviços, é o mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. Fundamentado na ampla experiência prática e acadêmica do autor, o roteiro apresentado neste livro já ajudou muitas empresas a superar o desafio de lançar, alavancar ou revitalizar produtos e serviços. Plano de marketing: um roteiro para a ação permite ao leitor entender ou recordar os fundamentos teóricos de marketing e aplicá-losemumroteiro passo a passo, exemplificado com produtos e serviços. Como mostra o autor no prefácio, este texto é: ·didático - com lições claras, objetivas e apresentadas em ordem lógica; ·completo - com a apresentação de inúmeros tópicos de marketing; ·útil - com dicas valiosas para a gestão do dia-a-dia de marketing; ·eficaz - testado em empresas de sucesso; ·atual - com técnicas recentes de marketing; e ·brasileiro - feito para o Brasil, mas em sintonia com a realidade internacional. Indicado para professores e alunos dos cursos de administração e marketing, este livro também pode ser utilizado como uma importante ferramenta de trabalho por profissionais dessas áreas em suas campanhas de lançamento de produtos tangíveis ou intangíveis.