A formação continuada de professores é um tema de relevante destaque no cenário atual. Nesse sentido, esta obra é fruto da decisão, do caminho escolhido pelos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá, uma construção coletiva, a partir das experiências de diversos profissionais que estão cotidianamente nas escolas, com diferentes histórias de vida, com diferentes práticas, aliados aos estudos e pesquisas de profissionais que estão na Universidade. Na primeira parte do livro são apresentados 16 capítulos que conceituam cada um dos conteúdos debatidos e definidos nas reuniões entre os professores da rede municipal e os pesquisadores, ao final de cada capítulo seguem algumas sugestões de planos de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas, tais como: jogos e brincadeiras, ginástica, dança, esportes, lutas e conhecimentos sobre o corpo, tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Na segunda parte, são apresentados os objetivos que devem ser atingidos pelos alunos; os conteúdos e sugestões de carga horária para cada ano, ressaltando a ideia de que o objetivo é indicar possibilidades e procedimentos alternativos, que podem variar para que se adaptem a cada realidade e grupo de alunos.